segunda-feira, 13 de junho de 2016

Prefeitura de Porto Velho realiza I Jornada de Nefrologia da Amazônia Ocidental

A Prefeitura de Porto Velho através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) é parceria do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) na I Jornada de Nefrologia da Amazônia Ocidental que acontece nos dias 17 e 18 de junho.

O evento conta com palestrantes de renome nacional e internacional no assunto. As 200 inscrições foram totalmente preenchidas.

O secretário adjunto da Semusa, José Carlos Coutinho relata que as principais causas de insuficiência renal, são o uso indiscriminado de antibióticos, a falta de integração entre os médicos do histórico do paciente o que ocasiona uma sobrecarga renal, assim como a má alimentação da população que ocasiona em doenças como a diabetes.

“Devido o aumento do número de casos renais no Brasil e mundo é necessário conscientizar e atualizar os profissionais de saúde dentro desta demanda. Vemos que este quadro está piorando.

Sabemos que no Brasil, infelizmente, ainda morrem pacientes por falta de acesso a diálise (técnica que visa suplementar as falhas da função renal). Observamos no trabalho junto a comunidade nas Unidades Básicas de Saúde que as crianças e jovens estão muito obesas, tomam refrigerante e comem alimentos inapropriados.

O que aumenta as estatísticas futuras do número de problemas renais. É preciso sensibilizar os médicos, principalmente, os clínicos gerais, para que eles possam se atualizar a doença”, afirma.

Palestrantes:

Doutores Nestor Schor, da Universidade Federal de São Paulo;
Emmanuel de Almeida Burdmann, da Universidade de São Paulo;
Marcel Jaqueto, da Universidade Estadual de Londrina;
Kleyton de Andrade Bastos, da Universidade Federal de Sergipe;
Doutora Marimelia Porcionatto, da Universidade Federal de São Paulo e como representante de Porto Velho a Doutora Tatiara Bueno Parreira. Entre os temas abordados nas ministrações estão:

Up To date IRA (atualização e Insuficiência Renal Aguda)
Biomarcadores na IRA (exames laboratoriais específicos que detectam tipos de IRA)
Sobrecarga hídrica e IRA
Ajustes de antibióticos na IRA
Rim e envelhecimento
Litíase Renal (Pedra no rim)
Da Injuria renal aguda a DRC (Da lesão renal até uma Doença Renal Crônica)
Bloqueio do SRAA (Sistema Reticular Ativador Ascendente) e nefropatias
Hipertensão renovascular: Como Tratar?
Ingestão de água e doenças renais
Atualização
As palestras serão ministradas no auditório do Cremero, localizado na Avenida dos Imigrantes, 3414, Bairro Liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário