terça-feira, 14 de junho de 2016

Inauguração da ponte sobre rio das Garças inicia novos tempos

O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif entregou à comunidade da conhecida bacia Leiteira, no KM 17, sentido Candeias do Jamary, uma nova ponte nesse final de semana.

Uma obra que inicialmente foi orçada em um milhão e meio de reais e que o Município através de uma licitação transparente e preocupada com a coisa pública conseguiu baixar o valor para R$ 345.676,22, investimento e projeto da secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric).

Nos últimos dez anos foram realizados trabalhados paliativos tanto pela gestão municipal como até mesmo pelos moradores. E hoje após quase 20 anos as comunidades da Bacia leiteira, do ramal da Fortuna, ramal do Boto, e moradores do entorno do Rio das Garças ganharam uma ponte nova.

Na solenidade de entrega oficial da ponte, o prefeito relatou as condições em que a encontrou ao assumir a gestão municipal. “Aqui tinham acontecido vários acidentes. As condições precárias não permitiam que o transporte escolar cumprisse com seu trajeto. Fiz reunião com a comunidade que se mostrava insegura com relação a passagem por este local.

E por termos um olhar especial para a zona rural de nossa cidade, pois sabemos que muitas famílias escolheram viver no campo, na calmaria, fazendo o que gostam que é trabalhar com a agricultura e nós como poder público o que podemos fazer é dar condições para que estas famílias possam permanecer no campo. Essa ponte representa a importância que damos para o homem do campo.

Queremos que tenham estradas boas, pontes seguras, enviamos insumos e incentivamos o pequeno produtor com agroindústrias, pois é no campo que temos as mãos fortes que sustentam a nossa capital”, disse o prefeito.

Estiveram presentes o secretário adjunto da Semagric, Licério Corrêa, técnicos e diretores da secretaria, os vereadores Edwilson Negreiros e Jurandir Bengala, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Luiz Pires, representantes de associações rurais na região e a comunidade do entorno e a imprensa local.

Reestruturação da secretaria

Mauro destacou ainda o trabalho árduo da Semagric que hoje tem a responsabilidade de recuperar e manter seis mil e quinhentos quilômetros de estradas vicinais que possui Porto Velho. “É praticamente ir até o Rio de Janeiro e retornar. Não tenho conhecimento de que no Brasil tenha outra cidade com tantos quilômetros de estradas vicinais.

O que aumenta ainda mais a responsabilidade em dar uma resposta à população rural. E aqui quero lembrar que quando assumimos a prefeitura a Semagric não tinha nenhuma máquina. Tudo era terceirizado. Hoje temos mais de cem máquinas e por isso hoje o setor rural sente maior presença do poder público municipal, com os trabalhos de encascalhamento, limpeza, abertura de estradas, alargamento, destoca, dragagem, implantação de bueiros e construção de pontes.

Porque agora temos maquinário próprio e mão de obra que fica muitas vezes 15 e até mesmo 30 dias nas linhas recuperando e abrindo ramais. São trabalhadores que são nosso orgulho, pois abrem mão da própria família para servirem o cidadão que mora distante do centro urbano da nossa capital. E portanto só tenho a agradecer ao empenho de todos os servidores dessa secretaria que se tornou um exemplo”, enfatizou.

Em seu discurso o secretário da Semagric, Leonel Bertolin, reforçou sobre o empenho da equipe da secretaria que não mediu esforços para concluir o projeto. “Tudo começa com os técnicos que executam a licitação. Depois vem a fase de contratação da empresa e a fiscalização para que o projeto seja concluído dentro do prazo. São praticamente 90% dos trabalhos das mãos desses técnicos que trabalham incansavelmente para garantir que os benefícios cheguem àqueles que realmente precisam.

E tivemos essa obra concluída em tempo recorde. O prazo para conclusão era de noventa dias e levou menos de setenta. Se todas as empresas que o município contratasse tivessem o compromisso que esta teve, muitas outras obras estavam levando mais qualidade de vida a milhares de família. E parabenizo aqui nossa equipe de fiscalização que esteve acompanhando de perto cada fase da obra”, discursou.

Leonel lembrou ainda que outros benefícios já chegaram à região. “Para os produtores da localidade entregamos despolpadeira de frutas, balança e seladora, uma agroindústria completa que hoje é uma das mais atuantes do município”, completou.

O casal Edmar Mesquita e Taiama Pereira, moram há poucos metros da ponte. Diariamente vistoriavam o andamento dos serviços e elogiaram e muito a obra. “Eu fiquei muito admirada com a qualidade do serviço, da extensão que ficou ainda maior, da segurança que agora passou a ter, pois antes dava muito medo de passar por ela.

A cabeceira não tinha qualquer suporte e isso facilitou acontecer muitos acidentes. E hoje podemos sentir que ela é mais segura”, disse Taiama. “Eu só tenho a agradecer esse benefício. As crianças que moram do outro lado da ponte ficaram uma época sem estudar mais de trinta dias e os ônibus não iam mais até do outro lado.

Os pais se arriscavam atravessando e andando quilômetros para verem seus filhos na escola. Era uma vida cruel e hoje podemos comemorar essa nova realidade”, disse Edmar.

Nivaldo Gonçalves Palito, representante da associação dos produtores do Rio das Garças, agradeceu e parabenizou pelo trabalho. “É a certeza que o poder público está investindo realmente o dinheiro público em boas ações e que vão beneficiar milhares de pessoas que passam por aqui”, relatou. Outro representante da comunidade, Josué Ferreira, destacou o trabalho com as estradas da região. “Hoje é mais trafegável, mais acessível, muito melhor”, disse.

Estradas

O coordenador municipal de Estradas Rurais, Junior Dellagnol, também presente ao evento, destacou o trabalho nas estradas. “Aqui limpamos, encascalhamos, alargamos mais as estradas, que deu uma melhor trafegabilidade e vamos continuar os trabalhos pelos próximos dias. Vamos trabalhar os ramais da Fortuna, do Boto e os travessões da região, tudo para melhorar a vida do homem do campo, que é uma grande preocupação do prefeito Mauro Nazif”, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário