terça-feira, 14 de junho de 2016

Dia Mundial do Doador Voluntário é comemorado em Porto Velho

O Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue é comemorado durante a manhã desta terça-feira (14) na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron). Doadores antigos foram convidados a comparecer na instituição para serem homenageados. Novos doadores foram cadastrados.

De acordo com o presidente da Fhemeron, Orlando José, é importante que os doadores compareçam com mais frequência à instituição. "Nós temos a intenção de fidelizar o máximo de doadores possíveis, pois não adianta só as pessoas virem uma vez a outra, mas sim ao longo do ano inteiro", explicou Orlando.

Segundo a assistente social, Maria Luíza Pereira, o estoque de doações continua baixo e a meta é que nesta terça-feira (14) as doações aumentem com a comemoração. "Hoje a Fhemeron cadastrará novos doadores e ainda atrairá aqueles que já doaram, ou seja, as doações tendem a subir quando fazemos este tipo de evento. Mas, durante os dias normais a média tem sido de 70 a 80 doadores por dia, porém desejamos chegar a 100", informou Maria.

O jornalista Euro Tourinho recebeu uma homenagem especial. "Receber essa homenagem é maravilhoso. Pois, para mim o sangue é o soro da vida, em algum momento nós podemos precisar, por isso é importante doar", disse Tourinho.

Doador há dez anos, Edilson Ferreira, veio para Fhemeron em 2006 para ajudar um amigo que precisava de uma transfusão. "No início eu doava somente sangue, agora fui escolhido como doador de plaquetas, logo venho a cada trinta dias na Fhemeron ou quando eles me ligam. Pois, o mais importante é ajudar a salvar uma vida", conta Edilson.

Para a dona de casa, Josicléia Patrício, doar pela primeira vez aos 25 anos não é tarde. "Um amigo me convidou para doar, na verdade eu nunca pensei nisso, mas eu posso ajudar a salvar uma vida e isso me motiva muito", disse Josicléia.

Regras para doar sangue

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, estar com documento com foto e bem alimentado. O doador deve ter 50 quilos ou mais e não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem estar em uso de medicamentos. Além disso, é recomendado que o doador tenha dormido pelo menos 6h na noite anterior e evitar alimentos gordurosos 3h antes da doação.

Confira abaixo os locais de doação em Rondônia:

Porto Velho

Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron)
Rua Benedito de Souza Brito, c/ n°, Setor Industrial (69) 3216-2234

Ariquemes

Unidade de Coleta e Transfusão
Rua Cassiterita, 3613, Centro (69) 3535-2659

Ji-Paraná

Unidade de Coleta e Transfusão
Rua Vilagran Cabrita, 1440, Centro (69) 3421-1615

Guajará-Mirim

Unidade de Coleta e Transfusão
Rua XV de Novembro, 1299, Centro (69) 3541-6073

Rolim de Moura

Unidade de Coleta e Transfusão
Rua Cuiabá, 5424, bairro Planaltp (ao lado do hospital municipal) (69) 3442-1328

Cacoal

Unidade de Coleta e Transfusão
Avenida Malaquita, c/n°, bairro Josino Brito (ao lado do hospital regional) (69) 3441-0823

Vilhena

Hemocentro Regional
Avenida Jô Sato, 504, bairro Nova Vilhena (69) 3322-2400.

Nenhum comentário:

Postar um comentário