quarta-feira, 15 de junho de 2016

Alunos aprendem literatura com poetisa em projeto literário, em Cacoal

O 'Projeto Portfólio Holístico' da Escola Estadual Josino Brito, em Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho contou com a participação, na terça-feira (14), da poetisa Izabel Teixeira. Durante o evento, a escritora debateu com os alunos temas como o Modernismo e declamou algumas poesias de sua autoria. A iniciativa tem o objetivo de resgatar assuntos literários na intenção de preparar os estudantes, que vão prestar vestibular e outros exames neste ano.

Izabel é moradora da área rural do município. Ela conta que a inspiração para escrever os versos vem do sossego do campo. Sentada em uma escrivaninha, que montou no sítio, os versos fluem. "É impressionante, é como se os versos viajassem em minha mente. Escrevo sobre todos os assuntos, desde o sensualismo até o romantismo", explica.

A poetisa relata que descobriu o dom para a poesia em 2011. "Eu sempre gostei muito de ler e às vezes em conversas eu percebia que as palavras formavam versos através de rimas. Mas foi somente em 2011 que comecei a escrever meus primeiros versos", disse. Atualmente, a escritora possui algumas obras publicadas.

O professor responsável pela iniciativa Adilson Rosa Teixeira conta que o projeto faz parte da apresentação de movimentos literários feita pelos alunos do 3º ano. Através de trabalhos e banners científicos, os estudantes explicam períodos literários, desde o Trovadorismo até o Pós-modernismo.

"Com esse projeto, pretendemos fazer uma retomada dos conteúdos de literatura estudados desde o 1º ano, com vistas aos vestibulares do meio do ano e ao Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]", complementa o professor.

O evento foi realizado em parceria com o Instituto Federal de Rondônia (Ifro), campus Cacoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário