domingo, 10 de abril de 2016

OPERAÇÃO DO IBAMA APREENDE MADEIRA ILEGAL

Na ultima semana, o IBAMA em parceria com a Polícia Ambiental do Estado de Rondônia, realizaram a Operação Virtualis, que visa combater o comércio de madeira ilegal, na região do município de Espigão d'Oeste, a 550 quilômetros da capital Porto Velho. Ao final da operação, foram apreendidos 8,5 mil metros cúbicos de madeira ilegal, e aplicados 26 autos de infração, que totalizaram em mais de 8 milhões de Reais em multas.



O trabalho foi realizado após uma longa investigação sobre 15 serrarias que funcionavam legalmente, mas estariam fraudando os registros do DOF, Documento de Origem Florestal, um sistema que checa a procedência da madeira a ser vendida, se tem origem legal ou não. Segundo a investigação, as serrarias estariam extraindo arvores das reservas indígenas de Sete de Setembro, e Roosevelt.

"Organizações criminosas que atuam no estado  enfraquecem o setor florestal, comercializando produtos sem origem legal, deixando de recolher impostos e competindo deslealmente com empreendimentos regulares", disse Renê Luiz de Oliveira, superintendente do IBAMA em Rondônia. Após a operação, os dados obtidos serão enviados para a Polícia e a Receita Federal, afim de apurar as infrações criminais e tributárias.

Fonte: portalamazonia.com

(Pedro Coelho - redacaooguapore@gmail.com - Editoria: Meio Ambiente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário