quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Pai enfrenta 15 horas de fila para tentar matricular filho em Porto Velho

A Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed) divulgou nota dizendo que o município disponibilizou 4,5 mil novas vagas para as escolas neste ano de 2016, mas, para ter acesso a uma dessas vagas, alguns pais chegam a enfrentar maratonas de até 15 horas em longas e cansativas filas.

Um desses pais é o servidor público Raulneik Coutinho, de 39 anos, que, para garantir os estudos de dois filhos, de seis e três anos, chegou à Escola Padrão - um dos polos de atendimento, na Zona Leste, às 17h desta terça(19), para ser atendido apenas às 8h de quarta-feira (20). "É um sacrifício pelo bem dos nossos filhos, mas é penoso", declarou.

Ele reconhece que é meio exagero chegar tão cedo a uma fila que, normalmente, deveria começar a se formar no máximo às 6h de quarta-feira, mas o fato de ser o 1º da fila lhe enche de satisfação. "Quem deixar para chegar às 6h pode nem pegar senha". Segundo ele apenas 100 pessoas são atendidas por dia. O atendimento, informou a prefeitura, é de 8h às 12h e das 14h às 17h.

Quem também resolveu ir dormir na escola foi o açougueiro Vagner Lopes de Oliveira, de 28 anos. Ele contou que tem um filho de três anos e busca matricular o garoto em uma creche. "Como tenho que trabalhar amanhã cedo, ficarei aqui até às 3h da manhã desta quarta e, a partir daí, minha esposa segue na fila", explicou.

Segundo a prefeitura, pais e responsáveis têm até o dia 22 de janeiro para levar os documentos necessários do aluno para encaminhamento da matrícula. Os documentos necessários são certidão de nascimento do aluno; comprovante de residência; comprovante de escolaridade (declaração ou boletim) para alunos provenientes da rede estadual, privada ou outros municípios além de Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Na primeira fase, serão entregues os documentos e posteriormente a efetivação das matrículas. O ano letivo está previsto para iniciar em 11 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário