segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Lama e água parada preocupam moradores em Ariquemes

A lama nas ruas não asfaltadas tem causado transtornos para os moradores de quatro bairros em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. O problema piora no período chuvoso, quando a água da rua chega a invadir casas nos dias que ocorrem temporais no município. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que há projeto de obras de drenagem e asfalto a serem realizadas ainda no primeiro semestre deste ano.

Os bairros mais afetados com a lama nas ruas são o Monte Cristo, São Geraldo, Jamari e Jardim do Vale. O empresário Noé Afonso da Silva tem um comércio no Bairro Jamari, e contou que o problema se agrava com as chuvas. "Toda vez que chove a água e a lama invadem meu térreo. Eu fiz até uma elevação na calçada, mas não adiantou muito. É um descaso com a gente", lamentou o empresário.

A mesma situação é enfrentada por vários moradores do Bairro Monte Cristo. Com buracos nas vias e sem drenagem pluvial, o resultado é uma poça d’água que abrange quase toda a Avenida Princesa Isabel.

A água parada fica em frente à casa da técnica administrativo Edite Nunes dos Reis. "Quando passa carro, a água quase chega dentro do quintal. Às vezes, não tem nem como sair de casa, tem que ficar passando pelo quintal dos vizinhos", relatou.

A situação é ainda mais crítica no Bairro Jardim do Vale. Na Rua Joaquim Dias, os moradores convivem com lama, mato e entulho. Além disso, ainda tem o perigo da água servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue e o zika vírus. "É difícil pra gente conviver com essa situação", comentou o aposentado Geraldo Cândido.

O secretário da Semosp, Michel da Silva Titon, informou que a prefeitura está ciente da situação das ruas dos bairros citados na reportagem, e afirmou que há um projeto para pavimentação e drenagem pluvial. Ele não disse quando as obras devem começar, apenas que os trabalhos estão previstos para depois do período chuvoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário