terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Iguana com 'três' rabos chama a atenção de funcionários, em RO

Uma iguana com três rabos chamou a atenção dos funcionários de uma empresa de Ji-Paraná (RO), cidade a 374 quilômetros da capital Porto Velho. O animal, que tinha cerca de 40 centímetros de comprimento, foi visto nesta segunda-feira (25) na calçada da recepção do local. Segundo biólogo ouvido pela imprensa, a anomalia do rabo da iguana é rara.

O cinegrafista Aleandro Yuko, que trabalha na empresa, foi o primeiro a ver o animal. Ele disse ter ficado impressionado com os três rabos da iguana. "Enxerguei-a primeiro através do vidro da porta e achei que havia um galho preso na cauda. Me aproximei para ver se retirava o tal galho e me assustei ao ver que era o próprio rabo do animal", contou.

Segundo biólogos, o animal é chamado cientificamente de Iguana. Na fase adulta, pode chegar a 180 centímetros de comprimentos e pesar até nove quilos. Herbívoro, o réptil costuma passar a maior parte do tempo em árvores e tem a capacidade de regenerar a cauda, assim como a maioria dos lagartos.

O biólogo Vanderson Brito afirmou que é raro este tipo de anomalia. "Provavelmente, durante o processo de regeneração, houve uma falha morfológica no crescimento da nova cauda, o que resultou nessas três pontas", explicou.

Brito comentou também que a cauda múltipla não causa nenhum problema ao animal. A única dificuldade que a iguana pode ter é na locomoção. "Reprodução e crescimento vão ocorrer naturalmente, inclusive ela pode novamente perder o rabo por algum motivo e nascer uma cauda completamente normal", ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário