quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Governo estadual fortalece infraestrutura e impulsiona agronegócio na região de Ji-Paraná

Em 2015, a região de Ji-Paraná recebeu investimentos e ações do governo estadual em várias áreas, porém, a infraestrutura e o agronegócio se destacaram como as áreas mais beneficiadas. Setores, como a educação, segurança pública, assistência social e planejamento também foram prestigiados para o desenvolvimento da região.
Os serviços de infraestrutura de asfaltamento, recapeamento asfáltico e tapa buracos são realidade na área urbana de Alvorada do Oeste e Urupá. Em Presidente Médici, 15,5 quilômetros já foram concluídos. Teixeirópolis está 100% asfaltada.
Em Ji-Paraná, o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) segue asfaltando 22 quilômetros de ruas e avenidas no 1º Distrito. No 2º Distrito outros 28 quilômetros de ruas já foram asfaltadas pelo governo estadual, que programou asfaltar 50 quilômetros e construir 100 quilômetros de meio-fio, garantindo a qualidade do asfalto.
Em todas as cinco cidades da região Central, a malha rodoviária rural também foi recuperada em 2015. O objetivo é favorecer o escoamento da produção com estradas boas e encascalhadas. “Cortamos morros, eliminamos curvas perigosas e substituímos pontes de madeiras por tubos metálicos”, detalhou o residente do DER em Alvorada do Oeste, Valdenilson Cezar.
Na linha Itapirema, em Ji-Paraná, um trecho de 12 quilômetros está recebendo asfalto. Trata-se de um projeto piloto no País de pavimentação de estradas rurais. O DER é o responsável pela aplicação da massa asfáltica na parceria selada com os governos municipal e Federal. Em Ji-Paraná, o governo estadual dispõe de uma usina de asfalto a quente.
A população ji-paranaense vai ser atendida em 100% com abastecimento de água tratada e rede de esgoto. Investimentos e R$ 37 milhões já estão sendo aplicados na cidade e ainda é prevista a expansão da rede de água para os atuais 53 bairros. Outros 179 milhões são destinados à implantação de rede de esgoto. O projeto técnico a ser licitado está em elaboração. Apenas 2% da cidade é servida com rede de esgoto.
Em Presidente Médici, dois cruzamentos receberam semáforos em 2015. Esse tipo de investimento vem ocorrendo em todas as cidades rondonienses em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e as prefeituras.
Assistência Social

Pelo menos 2.256 famílias carentes de Ji-Paraná terão tetos novos. No final do ano passado, o governo estadual, em parceria com a prefeitura e o governo Federal, sorteou 800 casas e mais 1.456 apartamentos para famílias que vivem em condições de vulnerabilidade social na cidade. Com mais esses dois empreendimentos. 2.849 famílias foram contempladas com moradia própria em Ji-Paraná, já que 593 casas já haviam sido entregues pelo governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário