quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Em JP, Zoonoses castra animais gratuitamente

Em João Pessoa, o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (CVAZ), ligado a Secretaria de Saúde da Capital, não oferece consultas ou remédios gratuitos para a população por conta de uma legislação federal que impossibilita a prática, segundo o coordenador do CVAZ, Nilton Guedes.

Mesmo assim, o Centro de Zoonoses permite que donos de cães e gatos levem os seus animais ao local para que eles possam ser castrados gratuitamente. O serviço, segundo Nilton Guedes, é uma das ações para o controle da população animal em João Pessoa.

“A legislação proíbe que o Sistema Único de Saúde (SUS) banque gastos com saúde animal. Mas, nós oferecemos alguns exames e fazemos a castração, como forma de controle da população animal. Para a castração nós nos responsabilizamos pelos exames pré-operatórios e pela cirurgia. O pós-operatório é de responsabilidade do guardião do animal”, contou Nilton Guedes.

Ainda segundo o coordenador do Centro de Zoonoses, a ideia da farmácia veterinária em Itaporanga é uma boa iniciativa pública e poderia ser seguida.

“Estamos cada vez mais preocupados com o controle e a saúde animal. Toda iniciativa que vise o bem estar do animal e também conscientize os donos sobre suas responsabilidades são viáveis. Quanto mais cuidarmos dos nossos animais mais cuidaremos da população humana”, afirmou Nilton Guedes.

O Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa fica na Avenida Walfredo Macedo Brandão, número 100, no bairro dos Bancários, Zona Sul da Capital. Os contatos também podem ser feitos pelos telefones (83) 3218-9357 ou 0800 282 7959.

Nenhum comentário:

Postar um comentário