sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Comunidade comemora o dia de São Sebastião em Porto Velho

Moradores e visitantes da comunidade de São Sebastião realizaram, durante 10 dias, o festejo em homenagem ao santo São Sebastião, padroeiro do local. A festa é tradicional na comunidade e mesmo após a cheia história do rio Madeira em 2014, o festejo continua a ser realizado.

O último dia da 26ª edição da festa foi na quarta-feira (20), com a derrubada do mastro, em que os fiéis colocam oferendas que são abençoadas. Mesmo com o local da festa modificado pela catástrofe ambiental de 2014, os fiéis não perderam a fé e a esperança de que a comunidade voltará a ser a mesma.

De acordo com um dos organizadores, José Rabelo, a fé e a devoção ao santo falam mais alto. "Para nós da comunidade, é uma alegria muito grande. Seguindo na fé e na esperança, conseguimos realizar mais um festejo com a presença de muitos convidados", comenta.

Durante os festejos, brincadeiras como bingo e torneio de futebol animaram os participantes, além das tradicionais novena, subida no mastro e disputa pelas oferendas. Após a missa realizada pelo padre João Paulo, da igreja Perpétuo Socorro, as crianças da comunidade levaram a imagem do santo pelas vias da comunidade, durante a procissão.

Do outro lado do rio Madeira, com a derrubada do mastro, os fiéis disputavam as oferendas amarradas, buscando fartura e proteção divina durante 2016. O comerciante Manoel Calama foi quem conseguiu levar a imagem do santo, artefato mais disputado entre os presentes. "É muito importante a participação na festa e agora eu já sou o presidente do mastro do ano que vem. E que venham as bênçãos", exclama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário