quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Chuvas e racionamento não ajudam e Boqueirão perde 200 mil m³ de água em 4 dias

Mesmo com as boas chuvas registradas em diversos municípios da Paraíba durante este mês de janeiro, o açude Epitácio Pessoa, na cidade de Boqueirão, vem registrando queda no índice de armazenamento de água. Nos últimos 26 dias, o açude só chegou a ganhar um pouco de volume uma vez e, atualmente, está com 12% de capacidade ou 49,5 milhões de metros cúbicos (m³), conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) dessa terça-feira (26). O valor é menor que os 12,2% que havia até sexta (22).

De acordo com dados da Aesa, o município de Boqueirão, onde fica localizado o açude Epitácio Pessoa, registrou 61,7 milímetros (mm) de chuva no acumulado deste mês. Já em Campina Grande, cidade que depende do manancial, foram registrados 112,4 mm até essa terça-feira (26).

De sexta (22) à terça (26), o açude perdeu cerca de 200 mil metros cúbicos. Na sexta-feira (22), o manancial registrava 49,7 milhões de m³, mas o volume caiu para 49,5 milhões de m³ nessa terça.

Segundo Carmem Becker, meteorologista da Aesa, uma das explicações para que, mesmo com as chuvas, o açude esteja registrando perda de água se dá pela pouca ocorrência de chuvas fortes diretamente na bacia do açude.

“Na verdade ocorreram boas chuvas, mas foram muito isoladas e não diretamente no açude em si. Municípios da região e açudes menores estão recebendo água, mas como a região estava muito seca, esses mananciais menores ainda não sangraram para que essa água possa ir até Boqueirão”, contou Carmem Becker.

O açude de Boqueirão é responsável pelo abastecimento dos municípios de Campina Grande e outros 20 municípios e distritos. A cidade e várias outras da mesma região enfrentam racionamento desde dezembro de 2014 e, atualmente, ficam sem água das 17h do sábado às 5h da quarta-feira.

Boqueirão fica no Cariri da Paraíba, onde há menos chuvas que no Agreste, região onde está localizada Campina Grande.

Previsão indica continuidade do calor

Segundo a Aesa, a falta de chuvas na bacia do Boqueirão deve continuar nesta quarta-feira (27). A região do Agreste deve registrar nebulosidade variável durante o dia e temperaturas entre 21°C e 30°C.

Já as regiões do Litoral, Brejo e Cariri paraibano devem também devem registrar nebulosidade variável. No Litoral, a temperatura deve variar entre os 24°C e os 31°C. No Brejo a temperatura fica entre os 21°C e os 28°C.

O Cariri do Estado deve ficar com temperaturas entre os 21°C e os 33°C e o Sertão deve registrar temperaturas entre os 23°C e os 35°. As duas regiões, segundo a Aesa, podem registrar chuvas pontuais durante o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário