sábado, 31 de outubro de 2015

Prefeitura de Porto Velho lança campanha de combate ao trabalho infantil

A Prefeitura de Porto Velho lançou nessa quinta-feira, 29, a Campanha de Combate ao Trabalho Infantil que será intensificada principalmente nos dois cemitérios da cidade, por causa do “Dias dos Finados”. A campanha foi lançada pelo secretário Solano Ferreira, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Eduardo Damião, da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), durante uma coletiva à imprensa na Semas.
Solano Ferreira lembrou que o município já desenvolve diversas frentes de trabalho que estão a cargo de várias secretarias, não apenas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
“Com a campanha queremos criar um fluxo para que essas ações possam se '‘encontrar’' e dar uma dimensão maior”, disse o secretário.
Ele também adiantou que o movimento é intensificado principalmente nos períodos sazonais de grandes eventos como o Dia de Finados, Carnaval, feiras, entre outros, período que há um volume maior de crianças e adolescentes sendo usados em todo tipo de trabalho.
Para o secretário, é preciso reeducar a população para que ele perceba o erro que comete ao, por exemplo, comprar alguma coisa na rua de uma criança. “Isso é cultural no Brasil. A pessoa compra com o intuito de ajudar aquela criança ou a família do adolescente e não percebe o mal que está fazendo, além de quê, essa prática é crime”, alertou.

Essa é a mesma avaliação que faz o secretário Eduardo Damião, da Semusb. “Esse trabalho tem que ser feito em cima dos adultos. Se a criança ou o adolescente não tiver quem, a contrate ou compre seus produtos, ela não vai trabalhar de graça. Então o objetivo é esse. Vamos estar com uma equipe muito grande no Cemitério dos Inocentes e de Santo Antônio para evitar que os adultos contratem menores para fazer serviços que não é competência das crianças”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário